Como usar o ENEM para ingressar numa faculdade?

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das avaliações mais importantes do país, pois padronizou a forma de ingresso dos estudantes em instituições públicas e privadas. E o melhor, é que existem diversas formas de usar a sua nota para começar o curso dos seus sonhos. Se você fez ou planeja fazer o Enem, saiba a seguir como aplicar a sua nota para ingressar em uma faculdade:

Fies

O Fies é um dos programas de Financiamento Estudantil 2019 mais aguardados. Isto porque, a inciativa proporciona a menor taxa de juros do mercado.

Utilizando o Fies, o estudante pode alcançar o seu diploma estudando nas melhores instituições do ensino particular do país. Quem deseja financiar a sua faculdade, precisa ficar atento ás inscrições FIES 2019 e se candidatar!

Sisutec

O Sisutec é o sistema responsável por gerenciar e distribuir as vagas ofertadas no Pronatec. Os dois recursos funcionam juntos para que mais estudantes possam conquistar sua formação profissional.

Esta é uma possibilidade diferenciada, pois é referente a modalidade de ensino técnico. Para se inscrever, é preciso ter pontuação mínima de 450 pontos nas partes do Enem e não se deve zerar a redação. As possibilidades de cursos são vastas e você pode ingressar em pouco tempo no mercado de trabalho!

Prouni

O Programa Universidade Para Todos (PROUNI) é uma das formas mais tradicionais de se utilizar a nota do Enem. O Prouni é voltado para a distribuição de vagas a nível superior em instituições privadas.

Através desta iniciativa, os estudantes podem conseguir bolsas parciais e integrais nas melhores instituições privadas do país. Para participar, é preciso estar atento às inscrições do Prouni.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) também está presente nas formas mais antigas de ingressar na faculdade usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

Para participar, os estudantes devem se inscrever no período indicada no sistema do SISU. Vale lembrar que para garanti a sua vaga, é preciso que a sua nota supere a nota de corte do curso escolhido por você na plataforma digital.

Descontos

Nem todo mundo sabe, mas é possível conseguir descontos tanto na mensalidade como na matrícula em instituições de nível superior com a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

Antes, é válido identificar quais faculdades disponibilizam o recurso. Geralmente, quanto maior for o seu desempenho no Enem, maior será a sua possibilidade de desconto. Por isso, confira as ofertas e use a sua pontuação com inteligência!