Como usar a nota do ENEM para entrar na universidade

Vai participar do Enem? O Exame Nacional do Ensino Médio padronizou a forma de ingresso em instituições de ensino tanto públicas como particulares, e quem souber usar sua nota pode conseguir garantir a vaga no nível superior. Se você quer entender como aplicar a pontuação, leia o texto a seguir:

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é responsável pela distribuição de vagas na rede pública de ensino e abre vagas duas vezes por ano, ao inicio de cada semestre.

Ter um bom desempenho no Enem é essencial para garantir o seu ingresso através do Sisu, pois a nota de corte do programa tende a ser bem alta. Além disso para poder se inscrever, o estudante precisa ter alcançado nota maior que 449 pontos, sem poder zerar a prova de redação.

Mas é importante mencionar que quem não conseguir participar da prova do Enem, pode se inscrever para o Educa Mais Brasil sem a nota do exame. Há oportunidades para todos os estudantes interessados!

Saiba mais em: https://educamaisbrasil2020.inf.br/

PROUNI

Como você conferiu, o Sisu é o sistema responsável pela rede pública. Enquanto isso, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) ficará com a distribuição de vagas para a rede pública.

O Prouni é destinado para os estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral.

O sistema também abre inscrições duas vezes ao ano, permitindo que os estudantes escolham duas opções de curso para concorrer. Além disso, quem ficou bem próximo de conseguir a bolsa ainda pode ter uma chance de conseguir através da lista de espera do Prouni.

FIES

O Fies é uma opção diferente dos recursos mencionados acima. Na verdade, trate-se de um financiamento estudantil a longo prazo, em que o estudante só começa a pagar depois de um determinado período ao finalizar o curso.

O programa possui algumas exigências de participação e ter realizado o Exame acional do Ensino Médio, tendo tirado nota mínima de 450 pontos é uma delas.

Vestibular Tradicional

Quem não conseguiu alcançar uma bolsa utilizando as opções mencionadas acima, ainda pode ter uma outra oportunidade de ganhar vantagem com o Enem.

Essa opção está relacionada como vestibular interno. Como você deve saber, para toda e qualquer instituição de ensino, é necessário passar por uma avaliação. Quem vai estudar em uma faculdade particular, terá de ser aprovado no vestibular tradicional.

Entretanto, os estudantes que participaram do Enem pode ser dispensados da avaliação se tiverem uma nota correspondente com a média da instituição. Até mesmo os bolsistas do Educa Mais Brasil que participaram de versões anteriores do Enem podem utilizar o recurso.